Como o design pode ajudar a sua startup a se destacar no mercado?
Criar e gerenciar uma startup não é nada fácil. Durante o percurso e, principalmente, no começo, podem existir diversos obstáculos. Até porque conseguir destaque em meio a um mercado com grandes concorrentes, ser assertivo no modelo de negócio e garantir investidores que apoiem financeiramente a sua startup não é uma tarefa tão simples quanto parece. Por isso, trabalhar com uma imagem que transmita segurança, credibilidade, profissionalismo e know-how pode ser um grande diferencial nesse trajeto.
Mas como fazer isso? Bom, toda startup precisa de estratégias para atrair olhares e ganhar destaque no mercado. No entanto, nem sempre essas estratégias estão voltadas somente para o seu produto ou serviço. Na verdade, elas também podem - e devem - envolver a parte de comunicação do seu negócio, que vai desde à aparência, apresentação até à mensagem e a visão da marca. Seguindo essa linha de raciocínio, uma solução bastante viável é investir em design, pois, a partir disso, você consegue construir uma identidade mais robusta e sólida para a sua startup.
Continue a leitura para entender melhor como a comunicação pode ser muito vantajosa para você.
Benefícios do design para a sua startup
Um bom projeto de identidade visual é uma arma muito poderosa quando o assunto é transmitir os valores e resumir a essência de uma marca. Basicamente, de maneira prática, uma identidade visual bem construída é capaz de agregar profissionalismo ao seu negócio e colaborar para garantir espaço no mercado de venture capital, atraindo a atenção de possíveis investidores. 
Basta analisar o mercado para comprovar a teoria de que um design bem amarrado é um grande diferencial, podendo alavancar e levar uma startup ao patamar de sucesso. Quer um exemplo? Vamos então falar rapidamente sobre o famoso e queridinho “roxinho”.
Para começar, um adendo: sem nem citar o nome da empresa, com certeza, ao ler “roxinho”, você já descobriu sobre qual startup brasileira estamos falando. Sabe o que é isso? Resultado de uma inteligente estratégia de comunicação!
Desde a sua fundação em 2013, o Nubank já chegou ao mercado carregando uma proposta completamente disruptiva, a começar pelo seu design moderno que contava com um logo que fugia do padrão de todos os outros bancos concorrentes. Além disso, a fintech também apostou em uma cor inovadora, protagonista da sua identidade visual e até mesmo do seu produto, o cartão de crédito. O roxo se tornou tão marcante que passou a ser o principal apelido da startup e tornou a marca um objeto de desejo de todo brasileiro.
E o fato mais importante e curioso nisso tudo - e que merece ressalva - é que a fintech já nasceu assim. Não foi algo que foi construído após a sua fundação. Pelo contrário, cada detalhe foi estrategicamente planejado para que a startup, assim que surgisse, não só tivesse uma boa aceitação, mas também convencesse os possíveis investidores e, posteriormente, o seu público.
Sabendo disso, agora vamos deixar o Nubank de lado e pensar em como você pode aplicar o design no seu negócio!

Como começar?
O primeiro passo é, como já dissemos anteriormente, criar uma identidade visual. Com a metodologia e o processo criativo corretos, é possível criar uma comunicação que agregue valor à sua marca e que traga mais credibilidade e chances de sucesso. Com o logotipo criado, você já consegue trabalhar com a padronização da comunicação visual de todos os seus pontos de contato, desde as suas redes sociais, site, cartão até nos materiais de apresentação, como, por exemplo, o pitch deck.
Sabe a clássica frase de que “a primeira impressão é a que fica”? Pois é! O pitch deck tem justamente essa função de gerar a primeira impressão em empresários, gestores e possíveis investidores. Pensando nisso, é muito importante que ele tenha um conteúdo relevante ao mesmo tempo em que ele também encante com o seu design. Afinal, um pitch deck mais objetivo, dinâmico e funcional gera mais interesse e, consequentemente, mais chances de investimento.
O momento de apresentar um panorama geral do seu negócio é o momento certo para cativar. É o momento para você mostrar o potencial do seu negócio e, a partir da paleta de cores, layout e elementos gráficos, mostrar que a sua startup é séria, passar segurança e reforçar a confiabilidade. Acredite: todos esses detalhes são cruciais para a consolidação da sua startup em um mercado tão competitivo.
Quanto antes você começar a valorizar o design da sua marca, mais visibilidade ela terá na hora das negociações. O momento ideal de investir em design é o momento em que a startup começa a ser planejada, pois todas as estratégias precisam estar entrelaçadas para, futuramente, mostrar coerência e atrair olhares. Mas, se o seu negócio já existe, também não tem problema. Nunca é tarde demais para reorganizar o planejamento e dar novas caras à sua startup!
Como e por que algumas marcas impregnam na nossa mente?
Olhe para a imagem e tente adivinhar qual é essa marca!  
Essa é fácil, né? Se você pensou em Mc Donald’s, acertou! É só bater o olho na imagem que, logo em seguida, a rede de fast food vem à mente! Sabe por que isso acontece?  
Bom, ao construir uma identidade visual, é preciso nos atentarmos a vários fatores. Um deles é o “Princípio básico da percepção visual da Gestalt”, mais conhecido como Lei da Pregnância da Forma. Sei que parecem várias palavras difíceis e complicadas, mas, hoje, vou explicar um pouco sobre o motivo desse princípio ser tão importante para uma marca.  
A Lei da Pregnância diz que nós enxergamos as composições visuais como um todo e só depois nos aprofundamos nos detalhes de seus elementos. Por isso, ao contrário das figuras mais rebuscadas, tudo aquilo que é mais simples é mais fácil de ser lembrado. Ou seja, as marcas que contam com ícones mais simplistas fixam melhor na mente dos consumidores. Quer alguns exemplos para entender melhor? A Nike é uma das empresas mais bem-sucedidas mundialmente e é representada por um símbolo que remete a “checado” e “correto”, trazendo a sensação de velocidade e movimento. Básico e super simples, não é preciso muito esforço para o símbolo ser reconhecido em uma camiseta ou em um tênis.  
Assim como a Nike, a Apple também é outro ótimo exemplo de pregnância. Com a figura de uma maçã mordida, a marca consegue se destacar na mente dos consumidores por ser minimalista e ter presença. Você provavelmente já viu alguma publicidade da Apple em revistas, outdoors ou até mesmo na internet e, de longe, reconheceu a marca. Basta ver a fruta mordida para imediatamente associar com a empresa multinacional. É justamente assim que a Apple nos mostra que não é preciso muito para ser eficiente.  
Junto ao conceito de pregnância, outro princípio muito importante para uma identidade visual que quero explicar resumidamente para vocês é o da repetição. Ou seja, não basta ser simples. Também é necessário estimular a repetição em uma marca. Como isso pode ser feito? De diferentes maneiras: trabalhando a repetição de cores, de padrão fotográfico, de padrão tipográfico, entre outros. No fim, o trabalho conjunto da pregnância com a repetição fará com que a marca seja facilmente reconhecida.  
Vamos voltar ao exemplo do Mc Donald’s. Uma das principais e maiores redes de fast food do mundo possui apenas um “M” (perfeita pregnância!). Além disso, o Mc Donald’s também se utiliza muito do vermelho e amarelo. As cores se repetem nas fachadas dos estabelecimentos, nas embalagens de todos os produtos, nos uniformes dos colaboradores e por aí vai. Dessa forma, os consumidores naturalmente criam uma associação dessas duas cores com a marca Mc Donald’s.  
Pense comigo: quantas vezes você já viu um post nas redes sociais e identificou que aquele conteúdo era de alguma marca antes mesmo de ver o logo? Só pela construção visual, de cores e fontes, nós conseguimos imediatamente fazer associações. Se você está andando pela rua e vê um rótulo vermelho com uma fonte cursiva em branco jogado na calçada, muito provavelmente você já vai entender que alguém passou por ali tomando uma Coca-Cola.    
Bacana, né? Pois é!! Então, nenhuma marca precisa ter uma identidade visual cheia dos detalhes para ser lembrada e reconhecida. Mas precisa ser original, individual e exclusiva para aquela marca. Com os princípios da pregnância e da repetição, toda marca ganha força! 
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